segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lutero e as 95 teses..... (Pt012)

No dia 31 de outubro de 1517, Lutero pregou suas 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, com as quais desafiava a igreja a um debate sobre a eficácia das indulgências, a ser realizado durante a missa.


Suas teses foram originalmente escritas para promover o debate entre os estudiosos, mas as pessoas logo transformaram Lutero em defensor e herói do povo.
Lutero apresentou sua defesa perante prelados e estudiosos, e foi ouvido pela Dieta (assembléia) de Worms, em 1521. Nessa época, seu movimento deixara de ser meramente religioso, tornando-se político, passando a ameaçar a união do sacro império romano.
Quando exigiram que Lutero abandonasse seu movimento, ele declarou destemidamente: "A menos que eu seja contestado pelo testemunho das Escrituras ou por argumentos convincentes - pois não acredito no Papa nem nos concílios, tendo em vista seus erros e contradições frequentes - estou convicto das passagens das Escrituras que citei, e minha consciência está comprometida com a palavra de Deus. Não posso e não irei retirar nada do que disse, pois considero incerto e arriscado agir contra a própria consciência."
(HIPT-pg7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário