segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Martinho Lutero...... (Pt011)

O mais famoso dos reformadores foi Martinho Lutero, nascido em Eisleben, Saxônia, no dia 10 de novembro de 1483. Aos dezoito anos, foi enviado pelo pai, Hans Lutero, para Erfurt, a fim de preparar-se para a carreira de advogado.
 Em 1505, porém, abandonou os estudos para entrar no mosteiro da Ordem dos Agostinianos Recoletos.
Em 1508, foi enviado a Wittenberg a fim de aprofundar-se nos estudos de teologia e dar palestras sobre a filisofia de Aristóteles.
Desde a juventude, parecia atormentado pela enorme discrepância existente entre as doutrinas e ensinamentos das escrituras e as práticas do catolicismo.
Durante uma viagem a Roma, em 1510, ficou chocado com a corrupção do clero e a apatia religiosa das pessoas. Isso contribuiu muito para desfazer sua veneração pelo papa e deu-lhe razões para desafiar sua autoridade.
O estudo profundo que Lutero fez da Bíblia firmou-lhe a posição doutrinária que viria mais tarde a caracterizar o movimento da reforma: os homens são justificados unicamente pela fé (Rom 3:28) e não por suas obras.
O principal motivo da franca oposição de Lutero contra a Igreja de Roma foi a venda de indulgências por agentes do Papa Leão X.  Essas indulgências estavam estavam sendo vendidas para reembolsar a Alberto de Mainz, os gastos efetuados na compra do título de arcebispo de Mainz e dar continuidade às obras da basílica de São Pedro.
A compra das indulgências concedia às pessoas a remissão dos pecados e da punição no purgatório e a completa remissão de todos os pecados de pessoas já falecidas.
(HIPT-pg7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário